O modelo de trabalho híbrido, que consiste no trabalho presencial mesclado ao remoto, veio para ficar no cenário pós-pandemia.
De março de 2020 a meados de 2021, o home office foi muito necessário e, com essa modalidade, muitos acabaram se acostumando com o formato e o retorno integral ao presencial passou a não ser mais uma opção.
Apesar da preferência dos trabalhadores, essa mudança exige alguns pontos de atenção para garantir que tudo funcione.
Revisão das políticas de trabalho
Uma dúvida comum que fica com a aplicação do modelo híbrido é em relação à revisão das políticas de trabalho. Ao seguir por esse caminho, é necessário definir, por exemplo:
- O horário de trabalho;
- As ferramentas utilizadas para conectar os profissionais;
- As regras de boa convivência presencial e online.
De acordo com pesquisa recente, 34% dos colaboradores não aceitariam uma proposta de emprego que não considerasse o modelo remoto.
Realidade do modelo híbrido no Brasil
Para os colaboradores, o trabalho híbrido é o mais atrativo, com 77% dos brasileiros preferindo esse modelo de trabalho.
O ideal, então, é que os gestores da sua empresa tenham uma comunicação próxima com os colaboradores para definir o que é melhor.
Além disso, 42% dos recrutadores identificaram que os colaboradores não estão dispostos a continuarem em empresas que não atuem remotamente.
Centralização da comunicação
Com o modelo híbrido, a comunicação se torna ainda mais relevante. Sendo assim, também é preciso que as empresas definam uma política voltada para a centralização da comunicação, reunindo todas as informações em uma mesma plataforma.
Gerenciamento da equipe híbrida
Os gestores também precisam se dedicar muito mais para realizarem a administração das suas equipes.
Uma dica válida oferecida pela consultoria é utilizar ferramentas especializadas em gestão e controle de atividades, potencializando as chances de sucesso de toda a equipe.
Saúde do colaborador
Outra preocupação que as empresas devem ter na volta para o escritório no modelo híbrido é com a saúde do colaborador.
Adotar mais práticas, como conversas diretas entre profissionais e seus gestores, é fundamental para entender como melhorar a qualidade de vida de todos.
Com informações Robert Half / Fonte Contábeis